A Educação para os Media, em articulação com outras modalidades de literacia, visa aproveitar os recursos e oportunidades que os meios e redes de comunicação facultam para enriquecer o desenvolvimento pessoal e social, de modo a que cada aluno possa conviver, aprender e trabalhar com mais qualidade. Permite também aos alunos apropriarem-se de instrumentos que os habilitarão a um uso consciente do potencial dos
media, assim como dos perigos a que através destes se podem expor. As atenções vão para a imprensa, a fotografia, a rádio, o vídeo, mas também para as plataformas e redes digitais, os telemóveis, os
tablets, os smartphones e outras formas de circulação e difusão de mensagens.
DO
MUNDO PARA A ESCOLA DO MARÃO
O Google Earth aproxima o mundo através de redes interligadas e sem
fios, permitindo aos seus utilizadores visitar virtualmente qualquer lugar
do planeta e ver lugares com o pormenor de uma fotografia. E num saltinho, fomos até à Escola do Marão que os meninos do 4.º BM tão bem descrevem no texto abaixo!
O FUTURO DO MARÃO
A escola do Marão é uma Escola Básica Integrada (EBI do Marão). Os alunos da nossa escola têm idades compreendidas entre os cinco e os dezassete anos.
Aqui respiramos o ar puro da Serra do Marão. Temos muitos espaços verdes e diversos parques para nos divertimos. Na nossa estufa são cultivadas várias espécies de verduras. E que bem canta o nosso galo! Os meninos do primeiro ano adoram correr atrás dele e das galinhas. Flores, arbustos, árvores…tudo o que é bonito existe na nossa escola. E as salas de aula? Muito quentinhas e confortáveis, até apetece estudar…
E nós, alunos da turma M4ºB? Nós gostamos muito da nossa escola. Passamos os intervalos na brincadeira, mas trabalhamos com afinco na sala de aula. Queremos que os nossos pais e professores sintam orgulho. E a sala do futuro? Ainda não a conhecemos, mas já ouvimos os nossos colegas do quinto ano a falar bem dela. Estamos ansiosos. Queremos muito conhecê-la.
Quinto ano: espera por nós, estamos a caminho!
Trabalho coletivo realizado pela turma M4ºB da EBI do Marão
A
PROGRAMAÇÃO NO 1º CICLO
Na Escola, o KODU utilizamos
O nosso jogo programamos.
Partilhamos as descobertas
E, em conjunto, criamos
Um jogo divertido e educativo.
SG4B
ALUNOS DO 5ª ANO DO MARÃO PARTICIPAM NO CODEMOVE
O Movimento Código Portugal foi uma campanha de mobilização nacional para a literacia digital e a computação com o objetivo de aproximar os alunos do universo científico e tecnológico da informática e da programação de computadores.
MARCA
A DIFERENÇA: UNIDOS POR UMA INTERNET MELHOR!
O Dia da internet Segura, que se comemorou a 7 de fevereiro, foi uma iniciativa internacional da Comissão Europeia e do INSAFE, uma rede de organizações nacionais que coordenam projetos de sensibilização para a segurança da Internet em toda a Europa. Este dia foi assinalado no Agrupamento de Escolas de Amarante, através da realização de ações de sensibilização sobre Segurança na Internet para os alunos do 7.º e 8.º anos, com o objetivo de os dotar de conhecimentos, comportamentos e atitudes adequados a uma utilização segura da Internet e das redes sociais.
Estas sessões foram dinamizadas pelos Agentes da Secção de Programas Especiais da GNR que sensibilizaram os jovens para regras e medidas de segurança tendo em conta aquilo que são as suas práticas na Internet e os riscos que podem correr; os cuidados a ter na comunicação online; medidas de segurança relacionadas com redes sociais e comportamento perante ameaças online.
Os alunos foram alertados para a existência de:
• Vírus informáticos – são programas de computador que se inserem em ficheiros. Estes, ao serem utilizados, provocam danos em outros ficheiros e mesmo nos computadores, apagando ou alterando dados e tornando-os inoperativos;
• “malware” – que significa “software malicioso” e designa um conjunto de programas criados e distribuídos com o intuito de alterar dados, roubar informação ou danificar fisicamente os computadores.
• “phishing” – é uma forma fraudulenta de adquirir dados confidenciais, tais como palavras-passe e códigos de contas bancárias e cartões de crédito. Num email – aparentemente de fonte fidedigna – o utilizador, ao clicar num link, é levado a uma página em tudo idêntica à do seu banco, onde, a pretexto de uma falsa confirmação de dados, é convidado a introduzir os seus códigos de acesso. Ao fazê-lo, sem se dar conta disso, o utilizador fornece os seus dados a outros que os irão utilizar para seu proveito.
• “hacker” – é alguém que utiliza os seus conhecimentos informáticos para fins ilegais, introduzindo-se nos sistemas com o objetivo de alterar ou roubar dados, seja para proveito pessoal, seja para defesa de uma causa social ou política.
A utilização da Internet veio potenciar a disseminação destas ameaças. Infelizmente, todos os dias são criados novos vírus informáticos e novas formas de intrusão, pelo que
é fundamental possuirmos as atualizações automáticas do nosso antivírus e ter instalada, permanentemente ligada e atualizada uma “firewall”. A "firewall" é um programa informático que monitoriza, em permanência, as ligações do nosso computador com o exterior, especialmente com a Internet, evitando intromissões indesejadas no nosso sistema.
Em caso de dúvidas, existe uma
Linha Alerta 800 200 212 (site de denúncias de conteúdos ilegais na internet) e
Linha Internet Segura 800 21 90 90 (serviço de atendimento telefónico e online de público em geral, sobre questões relacionadas com o uso de tecnologias em linha).